A LAICIDADE NA ORDEM DO DIA

A laicidade do Estado é um processo complexo, que enfrenta antigas e novas barreiras. Em cada momento da história de um país, certas barreiras são definidas como prioritárias na construção da laicidade.

No Brasil, não foi diferente. A luta pela construção da laicidade começou da forma mais elementar, pela conquista da liberdade religiosa, algo nada trivial em um país cujo Estado manteve uma Igreja oficial durante todo o período do Império e proibia a difusão de religiões concorrentes. A mudança só ocorreu no fim do século XIX, com o regime republicano, que determinou a separação entre Igreja e Estado. Além disso, foi também a República que determinou o fim da presença da religião nos currículos das escolas públicas, situação que, entretanto, foi revertida em 1931.

Atualmente, novas frentes de luta pela laicidade estão abertas. Veja abaixo as mais importantes.

TUTELA RELIGIOSA DA MORAL COLETIVA

COLONIZAÇÃO RELIGIOSA DA ESCOLA PÚBLICA