Observatório da Laicidade na Educação

QUEM SOMOS

O Observatório da Laicidade na Educação é formado por professores(as) e estudantes, militantes pró laicidade do Estado que elaboram, reúnem e difundem posições relacionadas especialmente à educação pública laica.

O Observatório da Laicidade na Educação é herdeiro e sucessor do Observatório da Laicidade do Estado, de quem se manteve a sigla OLÉ. O primeiro Observatório funcionou de 2007 a 2013 no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em maio de 2019, depois de operar durante seis anos como uma rede independente, o OLÉ foi assumido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Coordenação: José Antonio Miranda Sepulveda
Conselheiros: Fernando de Araújo Penna, David Gonçalves Soares, Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto, Marcelo Mac Cord e Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa.
Colaboradores: Amanda Mendonça, André Dioney Fonseca (PA), Carlos Roberto Jamil Cury (MG), Cristiana Rosa Valença, Denize Sepulveda, Eliane Brígida Falcão, Fernanda Pereira de Moura, Ivanilda Figueiredo, Josué Berlesi (PA), Luiz Antônio Cunha, Mônica Waldhelm, Renata Brito, Roberto Arriada Lorea (RS), Rodrigo Borba e Viviane Vieira.
Estudantes de Pós-graduação: Anna Clara Granado, Hélio Jorge Amaral Ribera, Marcus Vinicius Silva Ferreira da Cunha e Pedro Henrique Lessa Torres.
Estudantes de Graduação: João Alexandre dos Santos Silva, Renan Corrêa dos Santos e Renato Collyer Monteiro de Barros

Entidades parceiras:
– Centro de Estudos Educação e Sociedade;
– DHESCA Brasil – Plataforma de Direitos Humanos;
– MED – Movimento Educação Democrática;
– Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
– PCESP – Professores Contra o Escola Sem Partido.