Relatório da OCDE: Portugal em franco progresso na
educação
07/09/2010
Ministério da Educação
Nota
OCDE - Education at a Glance 2010
O
relatório hoje divulgado confirma mais uma vez o aumento do número de alunos em
Portugal, revelando que a percentagem de jovens matriculados, entre os 15 e os
19 anos, atingiu, pela primeira vez, a média da OCDE. O relatório confirma
também que Portugal apresenta uma taxa de frequência da educação pré-escolar
superior à verificada na OCDE, sublinhando a importância desta oferta para um
percurso escolar de sucesso. O relatório revela, por fim, que as turmas são mais pequenas em Portugal do que nos países da OCDE, e que
há menos alunos por professor.
Os dados
do relatório têm como período de referência o ano de 2008.
Educação Pré-escolar (3-4 anos)
Portugal
tem mais crianças a frequentar a educação pré-escolar do que a média dos países
da OCDE. Em
Portugal, 72,3% das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos estão inscritas em estabelecimentos de
educação pré-escolar, valor superior aos 71,5% da OCDE. O resultado alcançado
por Portugal beneficia do esforço do Governo e das autarquias na expansão da
rede da educação pré-escolar, condição fundamental para o estabelecimento de
igualdade de oportunidades no acesso à educação. Como a OCDE afirma neste
relatório a educação pré-escolar é decisiva para o estabelecimento de efectivas
condições de igualdade e para a concretização de um percurso
escolar de sucesso.
Alunos Matriculados (15 -19 anos)
O número
de alunos matriculados no sistema de ensino cresceu. A percentagem de jovens
matriculados com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos situou-se nos
81%, atingindo Portugal pela primeira vez a média dos países da OCDE. A
evolução registada neste domínio é sublinhada pela OCDE. Entre 1995 e 2008, a
taxa de jovens matriculados no sistema de ensino subiu 13 pontos percentuais,
dos quais 8 nos últimos 2 anos. A subida verificada
reflecte a aposta na expansão e diversificação das vias profissionalizantes e o
combate ao insucesso e ao abandono escolares.
População com Ensino Secundário (25-34 anos)
47% dos
portugueses com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos têm como
escolaridade mínima o ensino secundário, mais 3 pontos
percentuais do que no ano anterior. O relatório da OCDE realça a extraordinária
evolução de Portugal neste domínio.
Dimensão das turmas no ensino público
A
dimensão das turmas, em Portugal, é inferior à observada para a média dos
países da OCDE.
Nos
primeiros seis anos de escolaridade, a dimensão média das
turmas, em Portugal, é de 18,6 alunos. Nos países da OCDE, as turmas têm
em média 21,6 alunos. O Japão (28 alunos por turma), o Reino Unido (25, 7
alunos por turma), os Estados Unidos (23,8 alunos por turma), a Austrália (23,2
alunos por turma), a França (22,7) e a Alemanha (21,9) apresentam turmas com
uma dimensão muito superior à observada em Portugal.
No
terceiro ciclo do ensino básico, em Portugal, as turmas têm em média 22,2
alunos, enquanto nos países da OCDE as turmas têm 23,7. A Alemanha (24,7 alunos
por turma), a França (24,1 alunos por turma), a Espanha (23,6 alunos por
turma), os Estados Unidos (23,2 alunos por turma) e a Austrália (23 alunos por
turma) apresentam turmas com uma dimensão muito superior à observada em
Portugal.
Número de Alunos por Professor
O número
de alunos por professor, em Portugal, é dos mais baixos dos países da OCDE.
Nos
primeiros 6 anos de escolaridade, o número de alunos
por professor é de 11,3, contrastando com o valor de 16,4 para a média dos
países da OCDE. O Reino
Unido (20,2 alunos por professor), a França (19,9 alunos por professor), a
Holanda (15,8 alunos por professor), a Finlândia (14,4 alunos por professor), e
os Estados Unidos (14,3 alunos por professor) apresentam um maior número de
alunos por professor.
No
terceiro ciclo do ensino básico, a relação é de 8,1 alunos por professor,
enquanto nos países da OCDE a média se situa nos 13,7.
Portugal
regista o número mais baixo de alunos por professor no quadro dos países da
OCDE. A Alemanha (15 alunos por professor), o Reino Unido (15 alunos por
professor), os Estados Unidos (14,8 alunos por professor) e a França (14,6
alunos por professor) apresentam claramente um número mais elevado de alunos
por professor.
No ensino
secundário, o número de alunos por professor é de 7,3, valor muito distante da
média dos países da OCDE (13,5). Portugal regista o número mais baixo de
alunos por professor no quadro dos países da OCDE. A Finlândia (15,9 alunos por
professor), os Estados Unidos (15,6 alunos por professor), a Suécia (14,7
alunos por professor) e a Alemanha (14 alunos por professor) apresentam
notoriamente um número mais elevado de alunos por professor.
Fonte:
http://pgov.ceger.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MEd/Notas/Pages/20100907_ME_Com_OCDE.aspx