A laicidade na educação pública é uma antiga e ainda não realizada aspiração no Brasil, como em outros países. Nosso país tem uma trajetória histórica de vinculação entre Estado e religião que sempre afetou a autonomia de diferentes campos, como o político, o científico e o educacional. Assim, a despeito de sermos uma nação que não possuí religião oficial de Estado e cuja Constituição vigente assegura a liberdade religiosa e o direito de crer e de não crer, o país experimenta uma série de confrontos e disputas envolvendo as tentativas de ingerência religiosa em nossa legislação, políticas públicas e na garantia de direitos para diversos grupos sociais. Entretanto, essa busca por privilégios, por manutenção e ampliação da presença religiosa nas decisões Estatais, nunca ocorreu sem que houvesse resistência. É importante registrarmos que desde que o Brasil se tornou uma república sempre contamos com movimentos, lideranças e articulações pró Estado laico. E em um contexto mais recente, esses movimentos multiplicam-se em todo país, incorporando, inclusive, religiosos de diversas confissões. É nesse cenário de resistência e de defesa da laicidade que se insere o Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ.
El laicismo en la enseñanza pública es una vieja aspiración aún no realizada en Brasil, como en otros países. Nuestro país tiene una historia de vínculos entre Estado y religión que siempre ha afectado a la autonomía de diferentes campos, como la política, la ciencia y la educación. Así, a pesar de ser una nación que no tiene una religión oficial de Estado y cuya Constitución vigente garantiza la libertad religiosa y el derecho de creer y no creer, el país vive una serie de enfrentamientos y disputas que involucran intentos de interferencia religiosa en nuestra legislación, políticas públicas y garantía de derechos para diversos grupos sociales. Sin embargo, esta búsqueda de privilegios, de mantenimiento y ampliación de la presencia religiosa en las decisiones del Estado, nunca ha ocurrido sin resistencia. Es importante registrar que desde que Brasil se convirtió en república siempre hemos tenido movimientos, liderazgos y articulaciones a favor del Estado laico. Y en un contexto más reciente, estos movimientos se han multiplicado en todo el país, incorporando incluso a religiosos de varias confesiones.
Secularism in public education is an old and still unrealized aspiration in Brazil, as in other countries. Our country has a history of links between State and religion that has always affected the autonomy of different fields, such as politics, science, and education. Thus, despite being a nation that has no official state religion and whose current Constitution ensures religious freedom and the right to believe and not to believe, the country experiences a series of confrontations and disputes involving attempts at religious interference in our legislation, public policies, and the guarantee of rights for various social groups.However, this quest for privileges, for the maintenance and expansion of the religious presence in state decisions, has never occurred without resistance. It is important to register that since Brazil became a republic we have always had movements, leaderships and articulations in favor of the secular state. And in a more recent context, these movements have multiplied all over the country, even incorporating religious people of several denominations.