SANTOS, Magnolia Oliveira de Almeida. Sexualidade: sagrada ou profana? Considerações sobre sexualidade e gênero sob a perspectiva evangélica fluminense, seus atores, seu discurso. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
NASCIMENTO, Louise Tavares Oliveira do. Inventando deusas / outra religião: os sentidos elaborados por pastoras feministas e dissidentes do sexo/gênero. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023.
SANTANA, Luciano Santos. Fronteiras e limites dos princípios batistas das liberdades: a inclusão de homossexuais na Igreja Batista do Pinheiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
ESTEVES, Augusto Rimoli. Aspectos sociodemográficos de homens e mulheres transexuais em vigência de terapia hormonal para afirmação de gênero. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo, 2023.
BEZERRA, Tony Gigliotti. Igrejas e grupos LGBTIA+ no Brasil e experiências místicas cristãs. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
REIS, Lorena Mochel. A fluidez da unção: raça, gênero e erotismos evangélicos nas materialidades de um ministério digital. 2023. 374 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
TESE COMPLETA
OLIVEIRA, Tania Alice de. As dimensões do sagrado em Roderick Ninian Smart: contribuições no tratamento do fenômeno religioso na escola. 2023. 212 f. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2023.
2022
LIMA, Mariana Dias Pereira de. Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
MACEDO, Cleber Michel Ribeiro de. A psicologia e a questão da diversidade sexual no Brasil: a Resolução CFP nº 1/99. 2022. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
RESUMO
ARAUJO, Samuel Jonatas Garcia de. “Carne Trêmula”: evangélicos e sexualidade nos últimos trinta anos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
RESUMO
FERREIRA, Luciana Gomes. Educação e ativismos antigênero no Brasil: o Plano Municipal de Educação de Niterói (2016). 2022. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
RESUMO
PIMENTEL, Tairine Ferreira. Gênero e religião: uma análise da mobilização da agenda de gênero por atores religiosos em instituições ecumênicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
RESUMO
FERNANDES, Barbara Carine. Influencers muçulmanas brasileiras: uma etnografia sobre a construção de identidades no Instagram. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
PINHEIRO, Beatriz de Oliveira. Vidas precárias: estudo sobre a espiritualidade sem religião vivida por profissionais do sexo em Belo Horizonte. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
TRIGO, Ana Luisa. “Mulher é muito difícil” – o (des)amparo público e religioso das dependentes químicas na Cracolândia de São Paulo. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
RESUMO
TESE COMPLETA
GOMES, Lucelia Keila Bitencourt. A influência da midiatização da religião: a construção discursiva do “Kit Gay” como instrumento de manipulação do eleitorado evangélico brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências das Religiões) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
BRAGA, Gabriel Elyzio Maia. Exorcizo te immundissime spiritus: possessões demoníacas e exorcismos na França Moderna (1565-1644). 2022. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
RESUMO
TESE COMPLETA
BRAZ, Polyanny Lilian do Amaral. “Um lugar a ser conquistado”: uma análise antropológica das interseções entre religião e gênero a partir da perspectiva de evangélicas feministas. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
RESUMO
TESE COMPLETA
APARECIDA, Dalzira Maria. Professoras negras: gênero, raça, religiões de matriz africana e neopentecostais na educação pública. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
RESUMO
TESE COMPLETA
TESSER, Tabata Pastore. Entre terços e palanques: ativismos de deputadas católicas antifeministas na Câmara Federal. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
CUNHA, Suelen Romero. Protestantismo e violências contra as mulheres: um estudo de caso acerca da violência simbólica e religiosa contra a ordenação de mulheres na Convenção Batista Brasileira. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências das Religiões) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
SARTO, Giovanna. Revisitando Lilith: um estudo sobre indecência e libertinagem no mito em diálogo com a Teologia Queer de Marcella Althaus-Reid. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
ALVES, Alex Kalil. “Deus, Pátria e Família”: o ativismo conservador rumo à uma “direita de verdade”. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
RESUMO
DISSERTAÇÃO COMPLETA
2021
NETO, Mario de Oliveira. Sexualidade de adolescentes na medida socioeducativa de internação na perspectiva de socioeducadores. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
FERREIRA, Vanessa Scherer. Negação da laicidade, conservadorismo e pedagogia histórico-crítica na escola pública brasileira. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
MATOS, Juliana Marques Castilho de. Educação sexual e gênero: representações sociais de professoras(es) que atuam no Ensino Médio. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
GONZALEZ, Keila Patricia. O ensino religioso na escola pública brasileira: modulações da laicidade (1996-2018). 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2021.
TAVANO, Vinicius. Gênero e sexualidade no currículo da cidade de São Paulo. 2021. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
OLIVEIRA, Maria Fernanda Celli de. Sexualidade, gênero e infância: a relação escola, família e pediatria na educação sexual de crianças da educação infantil. 2021. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
LINO, Yasmin Serra. As identidades de gênero da criança e sua relação com a escola produzidas pelo blog oficial e projetos de lei do “Escola Sem Partido”. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2021.
MAGALHÃES, Sandy Aparecida Barbosa. Entre regras e silenciamentos: gênero e sexualidade em escolas públicas de Montes Claros – MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2021.
ARAUJO, Sandra Santos de. Políticas intersetoriais e interseccionais de enfrentamento à violência contra a mulher e escolas públicas do município de Biritinga-BA: redes e reexistências. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2021.
SILVA, Dhones Stalbert Nunes. Os docentes do Ensino Médio entre: as resistências e estratégias das temáticas de educação, gênero e sexualidade na cidade de Caruaru. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
CORREIA, Daiana Godinho Martins. Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
VIDAL, Haroldo Junior Evangelista. Práticas-teorias e políticas da sexualidade tecidas nos/com os cotidianos da educação infantil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
CARVALHO, Rita de Cássia. Sexualidade e gênero na educação infantil: o que as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação contam e silenciam. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
SOUZA, Carina Teles de. Gênero e infância: possibilidades educativas na relação família e escola. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
OLIVEIRA, Ayrton Izaias de. Gênero e sexualidade na formação inicial docente: sentidos emergentes do/pelo currículo da graduação em Ciências Biológicas da UFPR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
SOUZA, Aline Patrícia de. Desvelando a sexualidade na educação: repensando estratégias para formação de educadores em educação sexual. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
LIMA, Yasmin Cartaxo. Esboço de uma teoria de capital de sexualidade no campo educacional brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
MELO, Fernanda Machado. Políticas públicas e violência contra a mulher no Amazonas: em foco o livro didático. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
MARINI, Alexandre. A censura ao trabalho docente: eventuais interdições da comunidade escolar sobre professores/as que abordam temas relacionados a gênero e sexualidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
COSTA, Sebastiana Nunes da. Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os núcleos de gênero e Projeto Andanças em Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
TAVARES, Marcos Vinicius. Gênero, sexualidade e raça na educação em Biologia: análises críticas de produções acadêmicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
MARTINI, Carma Maria. Questões de gênero e diversidade sexual: reflexões sobre a formação de docentes indígenas na Universidade Federal de Rondônia. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.
PECANHA, Valéria Lopes. Sem Temer: demandas de gênero e sexualidade e deslocamentos na tradição do movimento estudantil do Colégio Pedro II. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
ONDER, Luiz Fernando Dall. Disputas em torno das questões de gênero e sexualidade: um estudo sobre o processo de aprovação do Plano Municipal de Educação de Campo Grande – PME (2015 – 2024). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.
ARAUJO, Karla Cristina Vicentini de. Educação sexual a distância: revisão da literatura e análise de cursos no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2021.
FERREIRA, Jucélia Pinto. “Não se vive, não se morre, não se ama no retângulo de uma folha de papel”: experiências escolares que escapam dos modelos cisheteronormativos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
MARQUES, Fernanda Gomes. Educação profissional: um estudo na percepção de gênero e a participação das mulheres docentes na rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
MARTINS, Luisa Bitencourt. Em busca das lésbicas na produção acadêmica: gênero, feminismos e ensino superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.
SILVA, Anna Clara Granado. Alba Cañizares do Nascimento: professora e feminista católica da Primeira República. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
CORTES, Diego Alves. As marcas da homofobia na vida de um docente: narrativas que ecoam da sala de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
CARDOSO, Railson Soares. Transgeneridade, universidade e vida: histórias e construções identitárias de mulheres trans. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2021.
FREITAS, José Rossicleiton de. A construção das masculinidades de jovens em contexto escolar em uma comunidade de zona rural. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Regional do Cariri, Crato, 2021.
COSTA, Antonio Mateus Pontes. Pedagogia decolonial e arte educação: transgressões e enfrentamento da LGBTfobia na educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021.
VIEGAS, Vivian Paula. O preconceito em face da diversidade de gênero na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
COLMAN, Stefane Rodrigues. Feministas, vamos ao culto? (Des)Caminhos para uma experiência-limite. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2021.
MONTEIRO, Gabriel Rocha. As representações dos alunos do gênero masculino no curso de pedagogia: homens e identidades na rota de conflitos. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Docente em Práticas Educativas) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.
ALMEIDA, Alderico Segundo Santos. (Entre) Linhas e discursos: estudo sobre homossexualidade e homofobia em livros de sexualidade e educação sexual do Ensino Médio em escolas públicas de São Luís, Maranhão. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021.
2020
SANTOS, Mariana dos Reis. Demandas curriculares das ocupações de escolas da cidade do Rio de Janeiro. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
LEITE, Lucimar da Luz. Marcas da religião na educação: gênero, sexualidade e formação docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
SANTO, Edimar dos Santos. “Você tem certeza que quer isso pra sua vida?”: uma autoetnografia sobre religiosidades, identidades de gênero e sexualidades na ambiência escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020.
SPINOLA, Eva Fonseca Silva. “Isso não é coisa de professora”: intersecções entre gênero, sexualidade e etnia/raça na construção da docência. 2020. Dissertação (Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2020.
PRATES, Gerson Dieter. “Eu escolhi esperar”: análise dos modos de educar jovens sobre gênero e sexualidade, através de uma campanha evangélica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2020.
SANTOS, Thales do Amaral. Toda escola deveria ter uma parada do orgulho LGBTQIA+ que a ajudasse a sair do armário e a enfrentar o bullying com motivação LGBTfóbica. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
COSTA, Danillo Macedo Gonçalves Vitorino da. “É menino homem ou menina mulher?”: abordagens de gênero e sexualidade na educação do/no campo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2020.
CORREIA, Sandro Costa. Problemas de gênero e sexualidade vivenciados por adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade. 2020. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
DUARTE, Denise Alves. A escola como espaço de problematização de gênero e sexualidades dissidentes: contribuições e olhares de mulheres lésbicas, bissexuais e pansexuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, 2020.
FABRICIO, Mariana Gonçalves. Gênero e sexualidade na formação inicial de professores da pequena infância: um estudo sobre a Resolução 002/2015. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
CARDOSO, Adriano Rogério. Representações da sexualidade e dos gêneros através dos grafitos em uma ambiência escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2020.
MELO, Rosa Virgínia Oliveira Soares de. Singular ao plural: as relações de gênero nos livros didáticos de língua portuguesa aprovados no PNLD 2019. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
GALHARDO, Aber Hilton Vizoto. A rua educa: saberes de experiência e resistência à heteronormatividade. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, 2020.
ESCOLES, Clara Hanke. Sereias do asfalto e suas trajetórias educacionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
CARDOSO, Helma de Melo. Uma educação outra: subjetividades trans no currículo do ensino superior em universidades nordestinas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
MALAGI, Aline. A formação do/a pedagogo/a para a educação sexual escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2020.
VERAS, Paulo Roberto Miranda. Narrativas positivas: vivências e experiências de professores portadores do HIV. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2020.
MINALI, João Alexandre. Interpretações docentes sobre as expressões da sexualidade infantil na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2020.
SILVA, Lilian de Souza. Diversidade sexual na escola: um estudo sobre as representações do professor. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2020.
FRANK, Joana. Ser-estar mulher: um mapeamento da (des)construção do gênero na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
SOUZA, Mariane Pizarro de. Entre a ausência e a representatividade: gênero e mulheres nos livros didáticos de história. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2020.
SANTOS, Andressa Costa dos. “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das instituições de ensino superior do Amapá. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020.
MARTINS, Silvania Aparecida Rodrigues. Percepções das professoras de educação infantil sobre o trabalho pedagógico nas relações de gênero e sexualidade. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Humanas) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.
GONÇALVES, Marllon Cáceres. Diversidade e experiência: uma investigação sobre professores homossexuais e suas vivências no espaço escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
SANTOS, Elton Vinicius Lima dos. A educação sexual como ferramenta de combate à objetificação da mulher negra. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2020.
REIS, Rafael dos Santos. Pessoas de sexualidades e identidade de gênero desviantes no CEEJA: um olhar para a escola de ensino regular frente às experiências de homofobias. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
YORK, Sara Wagner. Tia, você é homem? Trans da/na educação: des(a)fiando e ocupando os “cistemas” de pós-graduação. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
ANDRADE, Daniel Francisco de. Os desafios de transgêneros em sua trajetória escolar em um município do interior do Estado de São Paulo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2020.
SILVA, Adan Rene Pereira da. Formação em diversidade sexual na (re)significação das docências: um estudo na rede municipal de ensino de Manaus-AM. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
2019
SILVA, Hugo Rodrigues da. A relação entre o Estado e as igrejas cristãs na educação brasileira: por que a ciência perde espaço para a religião. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
FRAGA, Melina Costa Lima. “Meninos vestem azul e meninas vestem rosa”: analisando redes discursivas e as lições de gênero do “Escola Sem Partido”. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
EVANGELISTA, Lázaro de Oliveira. Religião de matriz africana/afro-brasileira: lócus de resistência, acolhimento e educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
ROSA, Cristiano Eduardo da. Educação, infâncias e arte drag: a literatura para crianças tensionando os scripts de gênero. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SILVA, Filipe Antônio Ferreira da. Consensos e dissensos sobre a diversidade sexual e LGBTfobia na escola: quem fala, quem sofre, quem nega. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
AMANDO, Marília Rocha. As representações sobre homossexualidade expressas nos discursos de professores e professoras de Educação Física. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2019.
BARREIRO, Alex. Legisladores do desejo: uma etnografia das diferenças na educação infantil a partir dos debates da ideologia de gênero. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
NUNES, Hariagi Borba. Aqui na escola é bom porque tem gente de tudo que é tipo: as sapata, os viado, as bixa!: narrativas ficcionais sobre existir e resistir no espaço escolar a partir de uma perspectiva feminista decolonial dos saberes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
BRAGA, Keith Daiani da Silva. Lesbianidades, performatizações de gênero e trajetória educacional. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2019.
CAMARGO, Leriana Pellegrinello. O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil: relações entre docência e religião?. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
CABRAL, Giselle da Cunha Fuly. Com que roupa eu vou? Conversando sobre gênero, sexualidade e educação no Colégio Pedro II. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
MOTTIN, Karina Veiga. A “ideologia de gênero” através das narrativas da Assembleia Legislativa do Paraná: o caso do Plano Estadual de Educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
PARREIRA, Fátima Lúcia Dezopa. Ciência, sexualidade e religião: alianças, tensões e conflitos no ensino de biologia. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
OLIVEIRA, Patricia Alves Santos. Infância, gênero, religião e educação: entre as memórias da menina e as concepções da mulher educadora. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2019.
PIRES, Vitória Régia de Oliveira. Laicidade, fundamentalismo religioso e questões de gênero a partir das crenças de profissionais da educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
JUNIOR, Antônio José Fontoura. Pedagogias da sexualidade e relações de gênero: os manuais sexuais no Brasil (1865-1980). 2019. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
RASTRELLI, Amanda Neves. Escola, gênero, sexualidade e colonialidade: intersecções possíveis?. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
JACO, Daniel Oliveira. Laicidade, sexualidade e conservadorismos morais: uma análise de discursos parlamentares sobre o caso Escola Sem Homofobia de 2010 a 2014. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
VIGANO, Samira de Moraes. Sujeitos jovens e adultos LGBT: diálogos sobre gênero, sexualidade e escolarização. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
BARREIRO, Alex. Legisladores do desejo: uma etnografia das diferenças na educação infantil a partir dos debates da ideologia de gênero. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
BRAGA, Keith Daiani da Silva. Lesbianidades, performatização de gênero e trajetória educacional. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2019.
SILVA, Fernando Guimarães Oliveira da. Vidas precárias de estudantes trans: educação, diferenças e projetos de vidas possíveis. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
PASSOS, Amilton Gustavo da Silva. O dispositivo bicha: gênero e sexualidade como técnica de controle prisional. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
ABREU, Rachel Luiza Pulcino. “É algo socialmente construído”: gêneros e sexualidades na escola entre percepções de docentes e estudantes. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
PINHEIRO, Suly Rose Pereira. Gênero e educação escolar: uma análise das políticas públicas no município de São Luís – MA (2003 – 2014). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
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GOMES, Osvair Coutinho. Política e religião: Frente Parlamentar Evangélica como risco à laicidade estatal. 2019. Dissertação (Mestrado Interinstitucional em Ciências da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019.
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